segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Carros rebaixados. Saiba como regularizar.

Os proprietários de veículos rebaixados, que muitas vezes são obrigados a fugir das fiscalizações, poderão sair da clandestinidade.
Entrou em vigor a resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a qual permite as modificações na originalidade dos carros desde que inspecionados por um órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Anteriormente, apenas os modelos de carga estavam liberados para fazer a mudança na suspensão. A iniciativa facilita a ampliação do mercado de automóveis alterados e de tuning – expressão em inglês para carros personalizados.
Para conseguir a regularização, é preciso requisitar uma solicitação nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) antes de efetuar a troca da suspensão.
- Os donos de veículos já rebaixados, sem permissão concedida, terão de pagar multa para se regularizar – explica Leandro Magni, chefe da Divisão de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O automóvel que passar pela vistoria terá discriminada a nova altura no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A medição leva em conta a distância entre o solo e o ponto do farol baixo do automóvel. A regra vale para suspensões fixas, sendo proibido sistemas móveis.
Sandro Giannastasio, proprietário da Central de Inspeção, uma das empresas credenciadas pelo Inmetro na Capital, conta que a procura já começou, apesar do custo de quase R$ 500 para fazer a vistoria e assegurar a emissão de um novo documento.
- Hoje (ontem), duas pessoas já apareceram pedindo a vistoria – acredita Giannastasio.
O novo texto não especifica como se deve proceder a modificação e o controle dependerá dos órgãos que emitem o CSV.
- Analisamos cerca de 300 itens de segurança. Se algo estiver errado, não vamos liberar. Mudar a estrutura pode comprometer a vida de muita gente – destaca o empresário.
Como fazer as alterações
Os interessados em regularizar os carros rebaixados devem seguir os seguintes passos:
- Ir a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) e solicitar a modificação do veículo
- Ir até uma mecânica especializada para fazer a mudança do sistema de suspensão
- De posse do termo de solicitação, o proprietário vai até uma empresa credenciada pelo Inmetro para fazer a inspeção do automóvel já alterado.
- O carro fica cerca de uma hora no local, onde são vistoriados cerca de 300 itens para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
- As alterações são repassadas para o sistema informatizado do Detran.
- Com o comprovante de inspeção, o motorista volta ao CRVA e solicita novo documento do veículo.
- O certificado é entregue na residência, com a nova altura especificada.
- Se o carro já estiver rebaixado sem que tenha havido a solicitação anterior, o proprietário é obrigado a pagar multa de R$ 127,69 e recebe cinco pontos na CNH.

9 comentários:

  1. Uma dúdida..podem esclarecer?
    Um carro sem regularização desde 83/84, tem pedaço de docto...constando placa amarela 2 letras, há como regularizar esse carro?
    zenaldopersou@ig.com.br zmoska

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  2. É necessário encontrar o proprietário. Encontrando, tem como resolver sim.

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  3. ainda esta valendo essa resolução 262

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  4. Olá.
    Essa resolução foi revogada pela 292/2008, onde se lê
    Art. 6º Na troca do sistema de suspensão não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura

    Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.

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  5. Boa tarde onde posso saber o autorizado do INMETRO mais próximo de onde eu moro????

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  6. Ola!
    Pra mim regularizar meu carro eu tenho que ir já com o carro rebaixado ou primeiro tenho que pedir uma autorização?
    e é preciso trocar as rodas do veículo?

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  7. EU COMPREI UM CARRO CHEIO DE PROBLEMA E ESTA COM 2 ANOS DE IPVA ATRASADO COMO FAÇO PARA PAGAR A DIVIDA?
    POIS FUI NUM DESPACHANTE E ELE ME DISSE QUE O VALOR DA DIVIDA ERA R$2.500,00 E FUI NA CIRETRAM QUAL DOS DOIS ESTA CERTO?
    NA CIRETRAM DISSE QUE TEM R$650,00 REAIS E NO DESPACHANTE DIZ QUE TEM 2.500,00 REAIS QUAL DOS DOIS ESTÃO CERTOS?

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  8. Boa tarde
    Li em uma reportagem que suspensão regulável (ar e rosca) foram liberadas e tenho um chevette 84, e pretendo colocar suspensão de rosca, porem terei de adaptar, pois para chevette nao existe. Será que o Detran irá autorizar? Agradeço desde já.

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